Sobre riscos


“Quantos taurinos são necessários pra trocar uma lâmpada? Nenhum, porque taurinos não gostam de mudanças.”

Nunca uma piada definiu tanto o meu sentimento sobre a vida. Sou uma pessoa chata, rotineira. Tenho minha zona de conforto e gosto dela. Mas existe um limite do quão confortável se possa estar antes de perceber que, invariavelmente, você estará perdendo coisas incríveis da vida.

Então segunda-feira dei o primeiro passo a ser uma pessoa que tenta coisas novas indo a um bloco de carnaval. Parece pouco, eu sei. Mas eu não gosto de carnaval. Não curto as marchinhas, o sol quente e as pessoas bêbadas. Ou achei que não curtia, porque olha só, eu nunca tinha ido. Como eu ia saber?
No dia que antecedeu o bloco, fiquei me perguntando se devia mesmo. Confesso, a companhia foi o que acabou me convencendo a ir de fato, porque minha vontade real era gastar essas horas preciosas vendo Nerflix. Mas fui. E adivinhem só: até gostei.

“Melhor se arrepender de algo que você fez”, um dos meus amigos me disse. Já ouvi essa frase milhões de vezes, e embora ela seja linda na teoria, na pratica é bastante diferente. Me arrepender de algo que eu fiz requer que eu primeiro tenha coragem de fazê-lo. Como já estabelecemos em outros momentos, sou uma pessoa ansiosa que tem micro ataques de pânico só pra escolher ir num lugar diferente. Tomar atitudes sobre qualquer coisa – especialmente sobre, sabe, a minha vida – não é algo que vem naturalmente pra mim.

Mas eu quero ser uma pessoa diferente. Sabe, enfrentar seus medos não se resume só a pular de bunge-jump se você tem medo de altura; inclui também passos menores como sair pra olhar a vista de uma sacada muito alta. E é isso que estou tentando fazer. Visitar mais sacadas.


Não sei até que ponto eu consigo mudar e melhorar. Talvez eu nunca seja a pessoa capaz de convidar um cara pra sair ou que consiga ir viajar sem ter tudo planejado com pelo menos dois meses de antecedência. E acho que, nas tirolezas da vida, meu nível nunca vai ser muito acima do rio. Mas o importante é me jogar – eme deixar cair.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *