Tudo sobre a Bienal de Minas

Hermes, eu e a Jana na porta da Bienal

Obaaa, cheguei! Foi ontem, mas parece que já faz uma semana. Estou morrendo de saudades de BH já, acreditam nisso?
Mas pudera. Foi um sábado super estressante por um lado, mas super divertido por outro. Sabe aqueles dias em que tudo dá errado, mas ao mesmo tempo não poderia ter sido mais certo? Tipo isso.
Pra você que foi lá e dividiu esses momentos comigo, vamos relembrar. E pra quem não pôde estar presente… bora saber como foi?

Antes de começar a contar, vamos pra algumas considerações e esclarecimentos.

“stand” improvisado

Como foi divulgado ao longo dos dias que precederam a feira, eu, o Hermes Lourenço e a Janaina Rico tínhamos bolado a brincadeira da Caça ao Tesouro sobre a qual muitos de vocês leram aqui no blog. E então, quinta-feira eu, a Jana e o Hermes – além de alguns outros autores – descobrimos que não teríamos mais stand por causa de uma confusão (por falta de uma palavra melhor e igualmente educada pra definir) com a responsável. Não preciso nem irei citar nomes, porque imagino que a essa altura todo mundo já saiba. O caso foi que tivemos conhecimento deste problema muito em cima da hora pra simplesmente cancelar todos os planos. E nossa ideia pra resolver tudo foi continuar com a Caça ao Tesouro dentro da Expominas, e continuar brincando com os leitores, só que sem um “endereço” fixo.

sente a loucura!

Enfim, foi assim que chegamos à Expominas no sábado – sem teto e incertos do que viria, mas dispostos a não deixar a peteca cair. Logo que chegamos, procuramos a administração do evento, que nos deu maiores detalhes do ocorrido com o stand, e nos informou que não poderiam nos ajudar quanto a um espaço onde pudéssemos ficar. Também nos foi dito que não poderíamos fazer a divulgação pensada inicialmente (incluindo nossa promoção que já tinha sido divulgada), pois o risco de gerar problemas maiores era grande. Compreendemos, mas mesmo assim batemos um papo com o pessoal da Câmara Mineira do Livro, pedindo que intercedessem pela nossa causa 😛 Ninguém garantiu nada, mas ficou um sobreaviso. E enquanto isso… praça de alimentação!

Nos instalamos lá sem pretensões, mas conforme a galera foi começando a nos achar, não deu pra não fazer bagunça. A brincadeira da Caça ao Tesouro foi felizmente levada até o fim, e numa mesinha improvisada a gente brincou, papeou e tirou fotos – inclusive das mais loucas com um grupo de estudantes pirados (mas muito legais!!) que a blogueira/fofa/assessora-por-um-dia Paola Patrício pescou lá na Bienal com a ajuda da fofolete Marcielle Guimarães. E foi então que a sorte virou ao nosso favor.

nós, a Marcielle e a Paola, assistentes
lindas do dia!

Um dos responsáveis pela CML apareceu e disse que tinha conseguido um espaço pra gente. SURTEI. Recolhemos as nossas coisas e fomos atrás dele tão rápido que deu até tontura haha! Eles foram gentilíssimos e nos cederam o próprio espaço no stand da CML – que nem era destinado a autores – em solidariedade com a gente. E adivinhem aonde? Bem na frente de onde uma fila IMENSA se estendia pras leitoras da mineira Paula Pimenta. E claro que, com aquele monte de gente lá na frente, nós não íamos desperdiçar, né? Pus um Bruxas debaixo do braço e fui bater papo com a galera.

as leitoras mais fofoletes e divertidas
desta Bienal 🙂

Conheci um grupo de meninas MUITO legais (infelizmente não me lembro do nome de todo mundo =/) e além de apresentar o meu livro a gente ficou batendo papo sobre filas e unhas decoradas (não me esqueci da promessa, meninas! Em algum momento vou ensinar vocês a fazerem desenhos nas unhas!!). O papo rendeu, e eu lancei o desafio numa promoção-de-última-hora: se uma delas me fizesse um poema de 4 versos com a palavra BRUXA, podia levar o livro por R$20. E olha só no que deu:

Show, né? Me diverti MUITO com ela e com todas as outras meninas, umas fofas! Bagunça que só!

eu, meu FMF e a Paula 🙂

O estande continuou sempre cheio depois disso. Uma mãe trouxe a filha, a Caroline, pra conhecer a gente depois de espiar os livros, e batemos o maior papo com ela, que também quer ser escritora; a blogueira Ana Luiza do blog Ofício dos Livros passou por lá carregando uma tonelada de livros comprados e cansada que só; mais tarde, a Paula Pimenta EM PESSOA foi lá com a Marcielle e ficou um tempinho papeando com a gente (aproveitei pra ela autografar meu FMF4) e, linda e diva absoluta como sempre, ela ainda fez questão de levar os nossos livros (perguntem pra Janaina o quanto eu gaguejei quando ela pediu pra eu autografar um Bruxas pra ela!! haha!)

Enfim, foi TUDO DE BOM. Não imaginava que um dia tão propenso a dar errado fosse ser tão… excelente. Me diverti MUITO, mesmo! Voltei com 7 livros a menos na bagagem, muita história pra contar e muita vontade de voltar pra Belo Horizonte. Vocês deixaram saudades, viu? 🙂

Bom, é isso! Post longo, né? As fotos vão estar logo menos na galeria do meu site pra todo mundo poder roubar.

Beijos a todos!

3 thoughts on “Tudo sobre a Bienal de Minas

  1. Acho que eu vi vocês na praça, mas sou péssima pra reconhecer as pessoas e detesto abordar estranhos, então…
    Que horrível esse negócio do estande, hein? Fico feliz que tudo tenha terminado bem 🙂

    Faz tempo que não entro aqui, o blog tá lindo, parabéns!

    Bjos

  2. Nem preciso dizer que amei o dia com vcs né!?
    Conhecer vcs foi ótimo e "ajudá-los" de alguma forma me deixou muito feliz!

    Quero muito que o pessoal de BH leiam mais os livros de vcs, que são de muita qualidade e com histórias lindas!!!

    O que eu puder ajudar na divulgação, contem comigo!!

    Já morro de saudades de vcs!!!!

    Beijos

  3. Aiiiii, sempre que vejo posts falando de bienais e eventos, fico babando e morrendo de invejinha hahaha

    nao vejo a hora de chegar a Bienal de Sampa!!!! *————-* Já falei que vou te alugar, né? suahushaus brincadeira 😛 mas me me passa seu cel? Meu email é rapha.christante@yahoo.com.br
    Se eu precisar de ajuda pra me localizar aí em sampa, vc me ajuda?

    Beijoocas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *