Bienal 2013 – Parte III

 E então.. chegou o domingo. Dia de ofertas. Dia de muita, muita gente. Dia de loucuras, de gritaria, de cansaço, e, infelizmente, também dia de despedida. A Bienal do Livro 2013 estava chegando ao fim.

Cheguei no Riocentro no domingo me sentindo fisicamente exausta e bastante distraída. Sabe aquela sensação de que, mesmo tendo dormido boas 7 horas, você está morrendo enquanto anda? Meio isso. Não havia café que resolvesse o meu problema. Minha mente estava naquele estado de atraso típico de quem está cansado, e precisei de um bom tempo pra conseguir voltar ao ritmo que sequer sabia que tinha perdido. Mas, eventualmente, consegui.

E lá fui eu com a minha plaquinha de “Livro aprovado pelo ministério da magia”, pronta pra agitar os
corredores da Bienal. A manhã de domingo começou um pouco mais fraca do que eu esperava, como se todo mundo estivesse tão cansado quanto eu, com preguiça de encher os corredores até ficarem intransitáveis. Mas era o último dia, ora essa! As coisas tinham que ficar loucas! E ficariam. Teve direito até a gritar uma propaganda bem maluca pra um grupinho de fãs de Percy Jackson que passavam por ali!

Domingo foi dia de reencontrar vários queridos que, eu sabia, só veria de novo dali a um bom tempo. A Yasmim, uma das minhas leitoras psicóticas mais queridas, depois de muito me perseguir consultar por SMS, conseguiu me encontrar no estande da Modo! Nem fiquei feliz né? E além dela, revi a Juliana e o Djan, lá do Novos Escritores, a Thayane Gaspar (linda, invejei seu vestido!!), a Luciane Rangel, a Janaína Rico, a Mare Soares (ESGOTOU A EDIÇÃO! Parabéns!), a Ana Macedo… tantos e tantos autores que eu adoro e admiro e que me fizeram companhia nesse e nos outros dias de Bienal! Como sempre acontece depois que essas coisas passam, me ressinto de não vivermos todos na mesma cidade, pra eu poder ver todo mundo todo dia.

Foi também no último dia de Bienal que rolou a tarde de autógrafos oficial, digamos assim, de As Bruxas de Oxford. Montei uma mesa bem bonita (vide foto) com a ajuda da Andressa, com todos os brindes superfofos que eu tinha preparado especialmente pra esse dia, e os últimos exemplares disponíveis no estande. Me apossei de um chapéu de bruxa (roxo e lindo!) deixado como que por obra do destino por ali e voilá, hora das loucuras. E bem a tempo! As semideusas – lembra delas, dois parágrafos acima? Minha propaganda surtiu efeito – voltaram, e não só fizeram um limpa de livros e de brindes, como me deliciaram com bons minutos de histeria, riso e histórias malucas. Meninas, como adorei conhecer vocês!! Espero que a gente possa se reencontrar pra outros surtos quando eu voltar ao Rio 🙂

Muitos autógrafos, muitos leitores, muitas fotos e muitas boas lembranças depois, ESGOTEI! Sem mais exemplares pra vender no estande, e ainda eram duas da tarde!! O que me resta? Andar, é claro. Reencontrei a Andressa e a Ana e voltamos a bater perna pelos estandes, à caça de boas promoções de fim de feira (embora eu não tivesse mais nenhum dinheiro pra gastar!), e encontrando pessoas aqui e ali. Revi as lindas Gui Liaga e Babi Dewet, o fofo do Alexandre Nunes, encontrei com a “dinda” Sílvia e a “prima” Júlia (que são da família da Dessa, mas eu já acoplei pra minha também!), e, quando já não tínhamos mais pernas pra andar nem lugares pra ver, voltamos pra casa. Última parada, pizza, e então CAMA. E, antes que eu visse, já estava na segunda-feira, no avião de volta pra São Paulo.

Vocês podem ver vídeos que gravei na Bienal pra cobertura especial do blog Nossos Romances aqui e aqui, além de um vídeo com tudo que eu trouxe de lá (e uma promoção incrível) clicando aqui.
Adolescentes clicando

Se você é de São Paulo, tem eventos novos por aí! No próximo fim de semana, estarei autografando na Fantasticon, e no dia 29 de Setembro, vai rolar Piquenique Literário lá no Parque Villa Lobos! Confira mais detalhes de cada evento acessando a minha agenda.

Por hoje é só! Beijocas pra vocês 😉

1 thought on “Bienal 2013 – Parte III

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *