Curiosidades: nomes de personagens

Há algum (muito) tempo atrás, fiz um vídeo dando dicas pra escolher nomes de personagens. Citei vários exemplos de como escolho nomes pros meus personagens ali, mas não me aprofundei nem especifiquei muito algumas escolhas.

Então, um dia desses, estava escolhendo o nome de uma nova personagem pra história que estou desenvolvendo no NaNoWriMo, e, nesse processo, escolhendo nomes pelos seus significados, tive a ideia pra esse post. Afinal, um nome é uma coisa muito importante – e na maioria dos casos, ele diz muito sobre as pessoas. O que os nomes dos meus personagens tem a dizer sobre eles?

Beni (de Vermelho Sangue)

Origem: Francês
Significado: ABENÇOADO
Características: sensibilidade, cooperação, diplomacia.
Minha opinião: nada a ver com a Beni do livro, né? Talvez a Beni pré-Lucas, aquela que nós nunca chegamos a conhecer. Mas definitivamente, nada parecido com o que ela se tornou. Que bom que eu não descobri o significado do nome antes, ou teria mudado de ideia! (e eu realmente gosto desse nome!)

Jonas (de Vermelho Sangue)

Origem: Bíblico
Significado: POMBA
Características: ousadia, competitividade, força de vontade
Minha opinião: bem parecido com o que ele é. Jonas é original em tudo que faz, e não se contenta com um “não”. Mas que significado horroroso é esse? Pomba? Really?

Dora (de Toda Garota Quer)

Origem: Grego
Significado: PRESENTE, DÁDIVA
Características: disciplina, lealdade, confiabilidade
Minha opinião: perfeito pra ela! Dora é extremamente leal e faz o que se espera dela, mesmo que doa. Confia demais nos outros, e inspira essa confiança em retorno. Escolhi muito bem e sem querer!

Tomáz (de Toda Garota Quer)

Origem: Aramaico
Significado: GÊMEO
Características: simpatia, sensibilidade, cooperação.
Minha opinião: também perfeito sem querer! Tomáz genuinamente se preocupa com as pessoas, e procura fazer sempre o melhor pelos outros. É do tipo que é simpático até com quem não gosta. Só desanimei com esse significado xoxo. Gêmeo de quê, exatamente?

Laura (de Ardente Perigo)

Origem: Latim
Significado: ÁRVORE DE LOUROS
Características: comunicação, amizade, otimismo
Minha opinião: escolhi Laura justamente pelas características (elas inclusive são citadas no livro, num dado momento), então já sabia que era a escolha certa. Laura prioriza suas amizades e tenta quase sempre ver o lado positivo das coisas. Mas continuo não gostando do significado geral do nome.

Théo (de Ardente Perigo)

Origem: Eslavo
Significado: DEUS DA GUERRA
Características: força, liderança.
Minha opinião: adoro o significado e como ele se encaixou bem no personagem. Théo não é nenhum deus, mas definitivamente tem um papel importante numa guerra…

Malena (de As Bruxas de Oxford)

Origem: Hebraico
Significado: CIDADE DE TORRES
Características: inteligência, praticidade, amabilidade
Minha opinião: apesar desse significado wtf, acho que se encaixa bem nela. Malena é esperta e não desiste fácil; se dedica a quem ama, e busca sempre um equilíbrio das coisas. Acho que combina bem.

Samuel (vulgo Sam, de As Bruxas de Oxford)

Origem: Hebraico
Significado: FOI CHAMADO PELO SENHOR
Características: generosidade, compaixão.
Minha opinião: perfeito! Sam é o tipico caso de mocinho que não existe – aquele que realmente se preocupa com os outros e é generoso além do que deveria. Mas a bondade cabe nele, eu acho. E o nome também.

Espero que tenham gostado 😉
Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *