Resista

Eu estou exausta. Mental e fisicamente. As últimas 24 horas foram de esperança ao fracasso, de espera e de lágrimas. O temor foi tão grande que sufocou a vontade de viver. Fiquei horas me perguntando se deveria escrever sobre isso e, se escrevesse, o que eu deveria dizer. Queria pensar em uma mensagem de apoio, algo que transmitisse mais paz e segurança do que eu realmente sinto, então vou começar com isso:

Ontem, perdemos. Hoje, lutamos.

Eu não sei o que vai acontecer daqui pra frente. Se você é do time dos que acreditam que isso é tudo uma grande tempestade em copo d’água, acredite quando eu digo que eu espero, do fundo do meu coração, que você esteja certo. Todos os dias agora eu vou acordar desejando que seja um dia melhor. Apesar dos pesares, eu não desejo nada além do melhor para esse governo, pelo bem de todos nós. Mas agora, às onze da manhã da segunda-feira pós eleições, o que fica não é a esperança ínfima, contando com alguém que tão veementemente fez questão de nos repudiar.

O que fica é o medo, a decepção, e, acima de tudo, a coragem.

Para aqueles que sentem na pele todos os dias a crueldade do preconceito em suas maiores e mais diversas formas, a luta está só começando. E isso não pode significar nada para alguns, porque afinal, sempre existiu, não é mesmo? Mas para quem vive e para quem está do lado, para quem agora não se sente seguro em mais nenhum lugar, a gente sabe que não é a mesma coisa. Porque quando contava, quando a gente precisava, milhões escolheram não estender a mão. E isso é algo que não dá pra esquecer tão cedo.

Por isso, minha mensagem de esperança é só essa: olhe em volta e estenda a mão. Seja morada e segurança de quem precisa. Preocupe-se em olhar para além da sua bolha, de pensar fora dos seus privilégios. E todos os dias, resista. À sua própria maneira, resista. Aprendendo a ouvir, resista. Estendendo a mão, resista.

Pode mandar o que for. A gente aguenta. O medo não será mais forte que a vontade de lutar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *