Tudo sobre a Odisseia em POA + Bienal de Minas

Fala aíii, gente, tudo bem?

Bom, passei tanto tempo falando da tal da Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre que se eu não passasse por aqui pra contar como foi, seria sacanagem. Então, cá estou, pra contar um pouquinho do que rolou no primeiro evento do gênero lá em POA.

Cheguei em Porto Alegre na sexta, dia 27, e a capital gaúcha me recebeu com um lindo sol, céu azul e… frio. Clima perfeito, se vocês querem saber. Fui encontrar com as autoras Mare Soares e Luciane Rangel e com a leitora soteropolitana Luisa num shopping, e depois de comermos, batermos papo e darmos uma voltinha na Renner, fui pro hotel com a minha mamãe (que me acompanhou na viagem), de onde só saí mais tarde pra ir pra abertura da Odisseia.

Luisa, Melissa, mamãe, eu, Mare e Luciane no jantar 🙂

O evento aconteceu no Memorial do Rio Grande do Sul, bem no Centro Histórico da cidade – um ambiente antigo e simplesmente maravilhoso. Eu e a minha mãe chegamos atrasadas à abertura, e quando finalmente conseguimos chegar, já estava rolando a primeira palestra (peguei pela metade, então não me lembro exatamente do tema). Depois da palestra, que acabou por volta das 20h10, foram servidos alguns coquetéis e a galera toda foi jantar num restaurante ali pertinho, que foi fechado e lotado só com o povo que ia participar do evento, entre escritores, editores e outros profissionais do ramo, além de alguns leitores e acompanhantes. Foi bastante divertido por algumas razões que não valem a pena serem citadas aqui – mas tenho certeza de que todo mundo que estava na nossa mesa vai se lembrar desse jantar por muito tempo!

No sábado, dia 28, apesar de eu ter passado bem cedo pelo Memorial pra deixar meus livros, só voltei mesmo pro evento depois do almoço, e por lá eu fiquei até o final. Eu e a Luciane só íamos começar a autografar às 15h, então antes disso nós duas, a Mare, a minha mãe, a Melissa, a Luisa e outros amigos que estavam por lá usamos nosso tempo pra bater papo, panfletar e conhecer o pessoal que estava por ali. Tietamos os autores Fábio Brust e Fabian Balbinot, juntos na mesa de autógrafos; demos voltinhas; xeretamos os livros expostos; e eu aproveitei pra conhecer o próprio Memorial.

é nóis na mesa!

15h eu e a Lucy fomos lá pro nosso espacinho de autógrafos, que dividimos com outros dois autores que eu ainda não conhecia. O movimento de vendas foi fraquinho (a Lu foi a Best Seller com 5 livros vendidos o/), mas aproveitamos pra trocar figurinhas literárias e conhecer nossos colegas de mesa. No fim das contas, ainda ficamos na mesa uma hora além do previsto, saindo de lá só às 17h, quando enfim saímos pra fazer um lanchinho (debaixo de chuva, já que isso aparentemente me perseguiu o feriado todinho!)

Marcio, Mare, Fabian, Lucy e eu

No todo, o evento foi bom, mas como foi o primeiro, mesmo com a divulgação ainda não atraiu um público muito grande (além do fato de ter chovido muito, e tenho certeza de que várias pessoas desistiram de sair de casa). Tive a chance de conhecer leitores de Porto Alegre (tipo o Matheus, que ganhou o Bruxas de aniversário, terminou de ler semana passada e me encontrou lá na Odisseia), reencontrar escritores amigos (como o Marcelo Paschoalin, o Marcio Scheibler e a Fernanda Matias), conhecer outros escritores (como a fofa da Marcia Luisa, autora de The Burns e o Fábio Brust, que eu só conhecia pela internet) e blogueiros, dar uma entrevistinha rápida pro pessoal da Revista Fantástica e, porque não, usar o dom que a minha mãe tem de fazer amizade com estranhos sentados ao seu lado nos bancos pra fazer propaganda do meu livro. Foi ótimo e vou adorar voltar nas próximas edições do evento! 🙂

Mais fotos vocês podem conferir na página do Bruxas de Oxford no Facebook

Mudando de assunto, está confirmado: eu vou pra Bienal de Minas 😀 Vai ser dia 19/05, sábado, e estarei lá o dia todo no estande da Canapé Cultural, próximo à praça de alimentação! Quero ver vocês por lá, hein? Passem pra me dar um oi e roubar marcadores, eu vou adorar ^^ As Bruxas de Oxford vão comigo e estarão à venda por R$25,00 no evento!

Por hoje é só! Volto logo com mais novidades!
Beijões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *