Não me dê Feliz Dia da Mulher

Querido Homem. Não me dê Feliz Dia da Mulher com esse seu sorrisinho amarelo. Não adianta me parabenizar num dia do ano. Me dê respeito o ano inteiro. É só o que peço.

Não poste no Facebook alguma imagem brega dizendo que mulheres são especiais, enquanto você passa o ano todo fazendo piadas machistas. Não adianta tapar o sol com a peneira; me desejar Feliz Dia da Mulher não te torna uma pessoa melhor e não acrescenta absolutamente nada na minha vida. A quem você está tentando enganar? Pra você, este é um dia como outro qualquer, e você usa até essa desculpa pra tentar me colocar “no meu lugar”.

Dica: meu lugar é onde eu quiser.

Não passe adiante mensagens que celebram a mulher por sua feminilidade e carinho, por ser mãe, mulher de respeito, moça do lar. Não quero saber qual é a sua visão do que é ser mulher. Você não sabe nada sobre isso. Não adianta ser Feliz Dia da Mulher só pra quem se encaixa no que você considera respeitável. Quero ver dar Feliz Dia da Mulher praquela garota de minissaia, pra moça que você chamou de piranha, pras mulheres que você distratou só por ser homem.

Não finja me admirar hoje para amanhã reclamar se eu ganhar mais do que você. Não preze nossa versatilidade no dia 8, para no dia 9 tentar definir o que seria “trabalho de mulher”. Não se ofereça pra lavar a louça se você considera que o lugar de mulher é na cozinha nos outros 364 dias do ano. Não me parabenize por uma luta que você tenta minar todos os dias nos chamando de feminazi, tentando diminuir o meu valor, passando pro seu filho uma visão machista de mundo. Tudo isso conta. O dia 8 de Março é só mais um dia. De que adianta fazer hoje e estragar amanhã?

Querido, não solte a máxima “por que não tem dia do homem?”. Seu dia é sempre – sempre que você estupra e sai livre, sempre que você passa por cima dos meus direitos, sempre que você se vê no direito de me ofender por ser mulher, sempre que você tem todas as facilidades do universo só por ter nascido homem. Não é muito o que eu peço. Só quero poder fazer de todo e cada dia o meu dia também.

E queridas Moças. Não vá achando que seu lugar na vida está garantido porque você ganhou um dia só seu. Não acredite que as desigualdades estão vencidas, que o mundo mudou, que seu namorado abusivo é agora um cara legal só porque ele te desejou um Feliz Dia da Mulher. É só um dia. Me ajude a fazer os próximos. Não propague os ideais machistas, não chame sua colega sexualmente desapegada de vagabunda, não colabore para tornar uma sociedade já patriarcal ainda mais conservadora. Tenha voz própria, e use essa voz pro que é certo. Saiba que ser mulher é ser humana, e que você tem todo o direito a ter a vida que quiser sem sofrer por causa disso. Grite. Imponha-se. Seja Mulher, com M maiúsculo, e não se dê ao respeito. EXIJA respeito. Ele é seu de nascença. Ninguém pode tirá-lo de você.

Feliz Dia. Feliz Ano. Feliz Luta. Feliz Ser Mulher pra todas nós.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *